VIVA A LIBERDADE, VIVA O FIM DA ESCRAVIDÃO, VIVA O CEARÁ!
Hoje, sábado, 25 de março, é lembrada a Data Magna do Ceará, com feriado estadual que celebra a abolição da escravidão. O Ceará foi o primeiro no Brasil a firmar a libertação. O fato ocorreu no ano de 1884. Já o feriado foi instituído por lei em 6 de dezembro de 2011.
ENTENDA A HISTÓRIA;
Em 27 de janeiro de 1881, Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, jangadeiro da capital, moveu a classe a firmar posição diante do tráfico de escravos no Estado. Dragão do Mar convenceu os colegas jangadeiros a se recusarem a transportar os escravos vendidos para o sul do Brasil para os navios negreiros. Com esta atitude, eles conseguiram de fato abolir o tráfico de pessoas na província.
Embora o Ceará fosse pioneiro no Brasil, o país foi o último do Ocidente a proibir a escravidão. A Lei Áurea foi sancionada apenas em 13 de maio de 1888, quatro anos depois do nosso Estado.
O destino dessas pessoas após libertas foi variado. Alguns recorreram a quilombos, como o da Serra do Evaristo, em Baturité, outros foram para a capital.
Outros, diante da situação, aceitaram entrar em acordo com os senhores e passaram a prestar serviço remunerado.
VIVA A LIBERDADE, VIVA O FIM DA ESCRAVIDÃO, VIVA O CEARÁ!
Governo Municipal de Fortim
Unidos, a história continua
*Assessoria de Marketing e Comunicação