03-AGO-2022

O GOVERNO MUNICIPAL DE FORTIM APOIA ESTA IMPORTANTE CAMPANHA AGOSTO LILÁS, CRIADA EM RAZÃO DA LEI MARIA DA PENHA

#CampanhaAgostoLilás POR REINALDO 03 DE AGOSTO DE 2022

A "Campanha Agosto Lilás" foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

São 15 anos da Lei Maria da Penha, Lei 11.340/06, que é considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. O nosso país foi o 18º da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres.

Afinal, quem é Maria da Penha?

De acordo com sua biografia contada no site do Instituto Maria da Penha, ela nasceu em Fortaleza (CE), em 1945 e se formou em 1966, em farmácia bioquímica. Casou e em 1976, com seu marido colombiano e tiveram três filhas.

Em 1983, Maria da Penha foi vítima de dupla tentativa de feminicídio por parte do marido, sendo atingida com um tiro nas costas, enquanto dormia, ficando paraplégica. Na ocasião, o marido declarou à polícia que tinha ocorrido uma tentativa de assalto. Quatro meses depois, ele a manteve em cárcere privado durante 15 dias e tentou eletrocutá-la durante o banho.

O primeiro julgamento ocorreu em 1991, oito anos após o crime. O agressor foi sentenciado a 15 anos de prisão, mas, devido aos recursos, saiu em liberdade.

Neste momento, Maria da Penha resolveu escreveu o livro SOBREVIVI, POSSO CONTAR. Anos mais tarde, Maria da Penha ganhou uma ação contra o Estado que precisou indenizá-la. Em 2006 foi implantada a Lei que ficou conhecida pelo seu nome.

DENÚNCIAS

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Governo Municipal de Fortim

Unidos, a história continua

#SemanadoMEI2024 Há 1 dia(s)

PARTICIPE DA SEMANA DO MEI 2024 EM FORTIM!

Para mais detalhes, entre em contato pelo número: 88 8842-7963 (Sala do Empreendedor)

DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO

O Governo Municipal de Fortim, junto com a Secretaria de Saúde, fazem questão de reconhecer e exaltar a importância dos profissionais para o nosso município

FELIZ ANIVERSÁRIO, TELMA CESÁRIO, PRIMEIRA-DAMA E SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE FORTIM

Desejamos neste dia tão especial, saúde, paz, amor, prosperidade, sabedoria e vida longa!

#DiadasMães Há 2 dia(s)

FELIZ DIA DAS MÃES

EM ESPECIAL A TODAS AS MAMÃES DO NOSSO QUERIDO MUNICÍPIO DE FORTIM

#DiadasMães Há 4 dia(s)