O Governo Municipal de Fortim, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou ontem, quarta-feira, dia 10 de novembro, a apresentação da Campanha do Selo Fortim Sem Racismo, que aconteceu no auditório do Centro Vocacional Tecnológico - CVT /Fortim. O evento deu início às 8h com o credenciamento e logo após uma apresentação musical (ciranda de roda) sendo conduzido pelo psicólogo do CRAS, Pedro Belo, que interagiu com o público que se fez presente. Logo após, houve a exibição de um vídeo com o título "Ninguém nasce racista, continue criança."
Em seguida a 1ª Dama e Secretária de Assistência Social, Telma Cesário, deu boas vindas ao público presente, e na ocasião ressaltou da responsabilidade e importância que temos de falar sobre o tema em pauta, combatendo tais práticas em nosso dia-a-dia.
Depois tivemos a apresentação do SELO FORTIM SEM RACISMO, pela Coordenadora do CEPPIR Mártir Silva, que veio acompanhada da Conceição Feitosa - Assessora Técnica e do Lucas Mateus - Articulador da CEPPIR.
Vale ressaltar que esta é uma ação que interioriza as políticas públicas de igualdade racial nos 184 municípios do Ceará.
E para conseguir o reconhecimento desse selo, cada cidade terá de promover ações para tal, acompanhado pela coordenadoria especial de políticas de promoção da igualdade racial (CEPPIR), da SPS.
O Selo integra a Campanha Ceará sem Racismo, Respeite Minha História, Respeite Minha Diversidade, desenvolvida pela secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com a certificação coordenada pela mesma pasta.
O momento contou com a participação de autoridades do município, bem como da 1ª Dama e Secretária de Assistência Social, Telma Cesário, Secretária de Educação, Ivoneide Araújo, Secretária de Indústria e Comércio, Raimunda Ribeiro (Preta), Assessora de Mobilização Social, Márcia Guedes, Diretor do Departamento de Esporte, Amadeu Félix, representando o Chefe de Gabinete (Janaina), representando a Secretaria de Turismo e Cultura (Jefferson), articuladora do Selo Unicef, Ilnar Cardoso, acompanhado dos adolescentes do NUCA - Núcleo de Cidadania d@s Adolescentes de Fortim, representando a comunidade de Jardim (Maninha), e a presença dos adolescentes e idosos que fazem parte do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.
"O combate ao racismo deve ser um compromisso de toda sociedade."
Marta Neves de Carvalho
Desde já, agradecemos à participação de todos!
Governo Municipal de Fortim
Secretaria de Assistência Social
#SeloFortimSemRacismo
*Assessoria de Marketing e Comunicação