NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Eventos Há 1 dia(s)

NOITE DE SEXTA-FEIRA É MARCADA COM A PRIMEIRA NOITE DO PONTAL ARTE 2024 - 31ª EDIÇÃO

Um show de arte, cultura e musicalidade!

#ValeGás2024 Há 2 dia(s)

NOVO LOTE VALE GÁS - NOVEMBRO DE 2024

A entrega será realizada na Secretaria da Assistência Social, que dará início nesta segunda-feira, 25 de novembro, das 8h às 13h, que se estenderá até Sexta-feira

#Eventos Há 2 dia(s)

FORTIM PARTICIPA DO WORKSHOP MUNICÍPIO PROTAGONISTA NA ATRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Foram discutido ideias e estratégias para que os municípios possam atrair novos negócios para sua região, e assim, gerar mais emprego e renda para a população

#Aniversário Há 3 dia(s)

FELIZ ANIVERSÁRIO, IVONEIDE DE ARAÚJO, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO FORTIM

Desejamos saúde, sucesso, prosperidade e vida longa!

#DataComemorativa Há 4 dia(s)

20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dignidade e Respeito não tem Cor

#DataComemorativa Há 9 dia(s)

15 DE NOVEMBRO - DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Um Marco na História Brasileira

#Aniversário Há 11 dia(s)

FELIZ ANIVERSÁRIO, KATIANE GONDIM, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO

Desejamos saúde, sucesso, prosperidade e vida longa!

#RodadeConversa Há 13 dia(s)

RODA DE CONVERSA COM OS BENEFICIÁRIOS (AS), DO CARTÃO CEARÁ SEM FOME

O encontro acontecerá no dia 14 de novembro (quinta-feira), a partir das 8h da manhã, no Ginásio Narciso Pessoa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito