A data foi estabelecida no calendário oficial do Estado pela Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, e remete ao dia em que o Ceará conquistou sua autonomia
O Governo Municipal de Fortim comemora hoje, 17 de janeiro, o Dia da Emancipação do Ceará, homenageando a data em que o nosso Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente.
Em 1612, Portugal envia ao Siará o português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do estado. Ele também se instalou às margens do rio Siará onde recuperou e ampliou o Forte São Thiago e o batizou de Forte de São Sebastião.
A ORIGEM DO NOME DO ESTADO DO CEARÁ
Autores antigos atribuem historicamente ao topônimo ceará várias acepções, porém a mais conhecida e aceita diz significar "o cantar da jandaia". Segundo Manuel Ayres de Casal, ceará é nome composto de cemo - cantar forte, clamar - e ara - pequena arara - em língua tupi.
O Estado do Ceará completa 226 anos de sua independência de Pernambuco. No ano de 1799, a então capitania do Siará, ligada à do estado vizinho, ganhou sua liberdade como território administrativo, depois de uma decisão da a Rainha Maria I, no dia 17 de janeiro.
OS PRIMEIROS HABITANTES FORAM
Através deles o que ainda há de mais ancestral em solo cearense mostra-se vivo e pulsando ativamente. Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Tapeba, Tabajara,Tapuia-Kariri, Tremembé,Tubiba-Tapuia e Tupinambá.
Governo Municipal de Fortim
Fortim, continuar avançando
*Assessoria de Marketing e Comunicação