29-JAN-2024

CARNAVAL DO FORTIM 2024 - ONDE O RIO BEIJA O MAR

Que tenhamos um Carnaval de muita alegria, brincadeira, folia, energias positivas e de paz!

#Carnaval2024 POR REINALDO 29 DE JANEIRO DE 2024

O Governo Municipal de Fortim através, da Secretaria de Turismo e Cultura realizará o Carnaval de Fortim 2024, "Onde o Rio Beija o Mar". De maneira simples, mas conceitual, organizado e seguro, com a participação de artistas locais e da região, com sons e ritmos realmente carnavalescos, espaços temáticos e acolhedores, sem perder a alegria, o charme, a beleza e a elegância que estão sempre presentes nos nossos eventos, assim será o nosso carnaval. É importantíssimo destacar que temos responsabilidade com as contas públicas e sabemos, nesse momento, até onde podemos ir.

Para realizar o Carnaval, embora pequeno, há muito trabalho e instituições envolvidas como Ministério Público, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho do Idoso, Comando da Polícia Militar, PMTUR, Corpo de Bombeiros e tantos outros. Existem também recomendações que precisam, de forma sensível, serem ouvidas e alinhadas para que possamos ter um evento em acordo com tais instituições, preservando a organização, a segurança e o bem- estar de todos, principalmente dos nossos munícipes.

Assim, informamos que as pequenas mudanças relacionadas ao horário da Programação que vem acontecendo na Arena Carnaval (Largo da Praça São Pedro) não diminuem a quantidade de horas de festa, muito pelo contrário, aumenta. Nos últimos anos, aconteceu das 22:30h às 02h/02:30h (4 horas de festa). Este ano acontecerá das 18h às 01h (7 horas de festa ininterruptas).

O Carnaval Cultural que percorre as ruas da cidade com banda de marchinhas e bonecos gigantes e finaliza na Arena carnaval tem crescido muito no Carnaval de Fortim eacontecerá de sábado a terça de carnaval.

O Mela-mela também que era num espaço que atrapalhava todo o fluxo da cidade, já nos últimos dois anos de Carnaval mudou para lateral da Areninha, o que melhorou muito a questão espacial e não traz mais transtornos ao trânsito. O horário do Mela-mela acontecerá das 16h às 20h.

A Programação na praia de Pontal do Maceió acontecerá na Tenda da Folia, de domingo à terça de Carnaval das 12h às 16h. Uma enorme tenda com palco será montada proporcionando maior conforto para o folião, garantindo a diversão e protegendo-os do sol e calor.

Tudo que vem sendo feito, embora muitos não entendam, é para melhorar. É fruto de um amplo diálogo onde várias partes envolvidas são ouvidas. É importante termos uma visão mais holística, empática e estarmos abertos às mudanças quando várias questões estão implícitas.

O mais importante é realizar o Carnaval de forma responsável, saudável e manter viva a cultura carnavalesca. Isso nós o faremos! Tradição não é uma pedra rígida. Ela pode ser tratada de forma leve, se adaptando ao bem-estar e necessidades de todos os munícipes, não somente daqueles que gostam de festança desmedida e são amantes do carnaval. Precisamos pensar em todos! Sabemos também que o grande nosso público são as famílias e que o nosso município, embora em destaque, lindo, limpo, organizado e charmoso, é pequeno e não tem estrutura para um grande carnaval.

A nossa Programação de Carnaval acontecerá de 10 a 13 de fevereiro da seguinte forma:

_O Carnaval de Praia acontecerá na Praia de Pontal de Maceió das 12h às 16h de domingo a terça;

_O Mela-mela acontecerá na Areninha (Centro da cidade) de sábado à terça das 16h às 20h;

_O Carnaval Cultural, este ano, acontecerá a partir de sábado das 16h às 18h, percorrendo as ruas da cidade, e ao chegar na Arena da Folia, teremos atrações no palco das 18h à 01h, com ritmos de machinhas e axé das antigas, onde se encerrará a nossa programação de carnaval.

Que tenhamos um Carnaval de muita alegria, brincadeira, folia, energias positivas e paz!

Secretaria de Turismo e Cultura